quinta-feira, 7 de junho de 2012

Plantas

Plantas para interiores

Você pode cultivar belas plantas dentro de sua casa, basta saber algumas coisinhas como: a planta correta, o tamanho do vaso, como funciona a irrigação dessa planta, o grau de luminosidade que esta planta necessita...
As plantas internas geralmente não necessitam de muito sol, apenas da luminosidade. Podemos fazer uma classificação simplificada das espécies, de acordo com o nível de luminosidade.
Plantas de pleno sol: necessitam de 4 horas diárias de sol direto;
Plantas de meia sombra: não recebem sol direto em nenhuma parte do dia, no entanto necessitam de 4 horas diárias de luz indireta;
Plantas de sombra: recebem apenas luz difusa, entre 4 e 6 horas por dia, sem sol ou claridade direta.

Aqui vão algumas dicas de plantas que se comportam bem em ambientes internos.



Palmeira Areca ou Areca Bambú - apresenta rápido crescimento. Aprecia umidade do ar elevada, e por este motivo não deve ser usada em ambientes com ar condicionado.


Pleomele Verde, Dracena Malaia ou Pau D'água - crescimento moderado. Tolera ambientes com baixa luminosidade. É uma das plantas recomendadas para a purificação do ar em interiores (de acordo com a Plants for Clean Air Council {PCAC}, organização que resultou de um projeto de pesquisa originalmente conduzido pela NASA em conjunto com a Associação de Empreiteiros de Paisagismo dos Estados Unidos).



Palmeira-Rápis, Ráfis ou Palmeira Dama - crescimento lento. Deve ser irrigada regularmente pois aprecia a umidade, mas não tolera o encharcamento. 
Aglaonema ou Café de Salão - necessita de boa ventilação e não suporta ambientes secos ou com ar condicionado. São rústicas e não necessitam de cuidados muito especiais. Apreciam o calor e a umidade.



Licuala - crescimento lento. Gosta de ambientes iluminados. No tempo quente e seco, deve-se vaporizar as folhas para fornecer umidade. Regar abundantemente durante todo o ano


Lírio da Paz - crescimento rápido. Deve ser cultivada sempre a meia sombra. Regas frenquentes. Não tolera o frio. 


Pacová - folhagem de pequeno porte. Esporadicamente apresenta flores. Não suporta baixas temperaturas. Gosta da terra sempre úmida.


Zamioculcas - crecimento lento. Gosta de locais com baixa luminosidade. Irrigação regular, mas sem encharcar. 


Espada de São Jorge - crescimento lento. Resiste tanto a estiagem como ao frio e ao calor.


Lança de São Jorge - gosta de sol e luminosidade. A rega pode ser feita uma vez por semana.


Rosa de Pedra  ou Bola de Neve - uma das suculentas mais populares. Cultivadas a pleno sol. Regas periódicas. São tolerantes ao frio subtropical. 




Planta-Jade - gosta de pleno sol ou a meia sombra. Fácil cultivo. Gosta do solo úmido.

Crédito das imagens: Reprodução
Fonte:Jardineiro Net

3 comentários:

  1. Qual a flor (planta) mais adequada para ser colocada em floreiras sob janelas onde o sol é regular?

    ResponderExcluir
  2. Cara amiga Nara,
    conforme solicitado, após pesquisa identificamos algumas plantas que se adaptam muito bem em floreiras onde o sol é regular e nas condições climáticas de sua região. Listaremos algumas espécies: gardênia ou jasmim do cabo; petûnia perene; gerânio ou gerânio ferradura; lavandas espanhola, dentada e mutifida. Observação, todas estas espécies são perfumadas, excelentes para uma bela floreira.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas dicas, mas gostaria de saber ainda, qual dessas plantas fica mais tempo com flores?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir