quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Ofurô

Ofurô

Ofurô (banheira, em japonês), também chamado de furô é um tipo de banheira tradicional do Japão caracterizada pelo seu formato bem mais profundo e curto do que uma banheira ocidental, permitindo a seu usuário tomar banho com o corpo em posição fetal - suficiente para que a água cubra os ombros de uma pessoa sentada.
Comumente essas banheiras são feitas em madeira (no Brasil, a mais utilizada é o cedro-rosa), existindo também modelos de acrílico, fibra de vidro e outros plásticos apropriados. Não se fazem de alvenaria, por questão de higiene. A água é aquecida por ebulidor elétrico ou, ainda, aquecedor a gás. A temperatura da água que deve estar em aproximadamente 40ºC.
O ofurô pode ser utilizado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Os banhos de imersão no ofurô constituem autênticos rituais familiares no Japão. O objetivo não é lavar o corpo, pois quem entra num ofurô deve lavar-se e enxaguar-se previamente. Tomando banho em água fria e depois entrado com o corpo na água quente a pessoa terá um choque térmico, abrindo os poros da pele.
Os benefícios dos banhos de imersão para a saúde são muito grandes: a par do relaxamento, que alivia estresses de toda natureza, destacam-se limpeza de pele, reequilíbrio hormonal (pelo estímulo glandular causado pela água aquecida) e desintoxicação muscular.










Crédito das imagens: Reprodução

2 comentários:

  1. Ai que chique!!!
    Seria muito luxo ter um desses em casa, quem sabe um dia né?!rsrs

    beijão!

    ResponderExcluir
  2. Yo no sabia como se llaman esos baños japoneses. Me encantan para el exterior!!

    ResponderExcluir