segunda-feira, 16 de julho de 2012

Irmãos Campana

Irmãos Campana
Os brasileiros que elevaram a categoria de Design-Arte a um nível de expressão universal.


Há pouco mais de 20 anos, os irmãos Humberto e Fernando Campana, montaram o Studio Campana, onde criavam pecas e objetos- alguns de mobiliario- reaproveitando diversos tipos de material. 
Em 1989, Humberto, formado em direito, e Fernando, arquiteto, começaram com a exposição "desconfortáveis" onde exibiram pecas sem acabamento aparente.
Em 1994, se tornaram os primeiros designers brasileiros a expor no MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova York) e foi nessa exposição que a invocação (e coragem!) dos irmãos revelou um  verdadeiro berço de criatividade e de contemporaneidade.
As peças dos Campanas, são confeccionadas com todo tipo de material, cordas, lascas de madeira, EVA, fios de PVC, guarda chuvas, papelão, garrafa pet, ralos de banheiro e outros materiais considerados kitsch (termo alemão, geralmente utilizado no design para classificar objetos de valores estéticos distorcidos/exagerados), como ursos de pelúcia! Numa época que o design caminhava para a industrialização, surgiram as inovações dos brasileiros, com suas intervenções artesanais na peça, que encarece o produto mas o aproxima de ser classificado como arte.
Os dois irmãos, são hoje conhecidos em todos os lugares do mundo por suas inigualáveis qualidades numa arte extremamente técnica e sofisticada: o design de arte, mas que eles inovam cada vez mais, maravilhando a todos com sua simplicidade e com a utilização de materiais comuns.

Fonte: Arquitetonico

Algumas peças criadas pelos Irmãos Campana















Crédito das imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário